sábado, 16 de abril de 2011

MAIS UM ENCONTRO DO PÓS MATRIMONIAL

As atividades de animação e formação do Setor Pós-Matrimonial Arquidiocesano continuaram neste dia 16 de abril, no Vicariato Sul, na Paróquia São João Batista da Lagoa, em Botafogo. O Encontro teve participação ativa do coordenador vicarial, dos coordenadores forâneos e paroquiais de diversas paróquias como: N.S da Paz; Ressurreição, Santa Cecília, São João Batista da Lagoa, Nossa Senhora de Copacabana, São Judas Tadeu e Santa Teresinha.

Estiveram presentes também os casais da Comissão arquidiocesana da Pastoral Familiar-RJ, Paulo e Maria José (casal coord. do setor Finanças); casal Alda e Chiquinho (coord.do setor de Casos Especiais) e o Luiz e Marli (casal secretaria executiva). Foram apresentados os objetivos e as possibilidades do Setor pós-matrimonial, nos seus diversos campos de ação. Foi explicado também que o Encontro do dia 30 de abril de 2011, será bem diferente dos Encontros nos Vicariatos.

Mais uma vez o trabalho em círculos com as pessoas presentes foi de grande ajuda para verificarmos o que as Paróquias já possuem e os desafios a serem ultrapassados.




domingo, 3 de abril de 2011

FORMAÇÃO PARA O SETOR PÓS-MATRIMONIAL


Dentro das atividades de animação e formação, o Setor Pós-Matrimonial Arquidiocesano esteve presente dia 02 de abril, no Vicariato Jacarepaguá, na Paróquia de São Francisco de Paula, Barra da Tijuca.

Com uma bela e animada acolhida do Paróco Pe. Fr. Costantino Mandarino, OM, e coordenadores da Pastoral Familiar da Paróquia. Paulo e Maria José coordenadores do setor financeiro da Pastoral Familiar arquidiocesano, também membro da Pastoral Familiar da Paróquia nos deu todo apoio. O Encontro teve participação ativa dos Coordenadores forâneos e paroquiais de diversas paróquias de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e adjacentes. Foram apresentados os objetivos e as possibilidades do Setor pós-Matrimonial, nos seus diversos campos de ação. Os Coordenadores foram orientados sobre trabalhos dos Encontros como Encontros dos pais das crianças da Catequese, Perseverança, Crisma, Encontro dos Pais dos noivos e noivas, Encontros de recém-casados, Encontro da Igreja Doméstica: pais e filhos; Santificação da união dos casais sem empecilhos para receber o Sacramento do Matrimônio, etc.

Os casais participantes foram informados sobre o trabalho articulado com a Pastoral da Educação da Arquidiocese e as Escolas públicas do Rio de Janeiro. Entre os vários pontos positivos na acolhida do Vicariato Jacarepaguá, destacamos o trabalho em círculos com as trinta e duas pessoas presentes e o lanche em alto estilo.

O trabalho, que vai se estender aos sete Vicariatos da Arquidiocese do RJ, no dia 16 de abril se fará presente no Vicariato Sul - Paróquia de São João Batista da Lagoa- Rua Voluntários da Pátria- Botafogo. Segue algumas fotos tiradas da Formação. Telma e Iracy Faria- Casal Coordenador do Setor Pós - Matrimonial- Arquidiocese RJ