segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pós Matrimonial no Vic. Suburbano


O casal de assessores arquidiocesano Telma e Iracy estiveram na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, na Praça Seca, para seu encotro de troca de experiêncas do Pós-Matrimonial no sábado dia 25 de junho, com a presença de 18 agentes.
O casal já cumpriu quase todas as metas de visitas de reconhecimentos da realidade faltando apenas o vicariato Urbano, o que já está em negociação com o vigário Episcopal, Padre Laudares e o novo casal de coordenadores deste vicatiato, Luiz e Glória, que já estão negociando uma data e a comunidade para receber a formação.


terça-feira, 21 de junho de 2011

Formação do Setor Pós Matrimonial no Vicariato Norte




Dando continuidade aos trabalhos de formação do Setor Pós Matrimonial, agora foi a vez do Vicariato Norte. O encontro aconteceu no dia 18 de junho de 2011, no salão da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no Méier. A formação contou com 34 agentes e tivemos a honra de ter conosco Monsenhor Gustavo Auler, vigário episcopal do vicariato Norte, o Diácono Dércio assessor da Pastoral Familiar e Padre Aloísio, pároco da Paróquia do Sagrado Coração que deu as boas vindas e a benção inicial.
Monsenhor Gustavo fez uma bela explanação sobre o trabalho da Pastoral Familiar animando e
oferecendo apoio a todos que precisarem. Monsenhor Gustavo foi aos círculos de dinâmica sentou-se e participou dos dois círculos dando suas sugestões sempre boas a cada um. É realmente uma benção tê-lo como vigário episcopal, Padre que sempre deu muito apoio ao nosso trabalho. Que Deus o proteja sempre!
O casal Paulo e Maria José, estiveram presentes colaborando com a aparelhagem do audiovisual, e também apresentaram e levaram para a venda os livros da CNBB que nos ajudam na formação.
A programação foi aberta com a oração inicial conduzida pelo casal Telma e Iracy iniciando a seguir, aformação com uma dinâmica em círculos com a passagem do evangelho Nm 13, 1-3: "O Senhor falou a Moisés: “Envia alguns homens para fazer reconhecimento da terra de Canã, que vou dar aos israelitas. Enviarás um homem de cada tribo patriarcal e todos sejam chefes entre os seus. Moisés os enviou do deserto de Farã ,segundo a ordem do Senhor.:" e Nm 14,7-10: "...e disseram a toda a comunidade israelita: a terra que percorremos e exploramos é uma terra excelente.Se o Senhor nos quer bem, ele nos introduzirá nela e nos dará esta terra, onde corre leite e mel. De modo algum deveis revoltar- vos contra o Senhor, nem temer a população dessa terra, ...A sua sombra protetora os abandonou, enquanto conosco está o Senhor. Não os temais."

E como reflexão foi colocado o seguinte:
Moisés organiza um destacamento para reconhecer a terra de Canã onde viveriam. A expedição foi adentrando, vendo árvores frutíferas, feras que eram tão pesadas que precisavam ser carregadas por dois homens e eram homens enormes como gigantes. “A terra era fértil, onde corria leite e mel, mas eles achavam ser impossível habitar lá, pois olhando para eles nós somos como gafanhotos; e era assim que eles nos viam.” (Nm 13,33). Moisés lembrou a eles de todo passado, o pior já tinha sido a viagem até ali, eles estavam agora na porta da terra prometida.
Tomar posse exige determinação, fé, coragem, criatividade, decisão, habilidade, capacidade de lutar, é uma conquista dia a dia. É preciso saber que Deus nos chamou para a vitória, que Deus nos sustentou até aqui e vai continuar a nos sustentar e nós temos que fazer a nossa parte. É quase um envio missionário. Devemos assumir nossa missão de uma forma vitoriosa. Somos a presença da Igreja onde quer que estejamos, apesar de sermos cheios de defeitos, porém muito amados por aquele que nos criou Deus.
Perguntas: E nós agentes de Pastoral Familiar, como estamos fazendo para implantar o setor Pós Matrimonial na nossa paróquia? Nosso terreno é fértil de famílias de todos os tipos, quais são os nossos desafios? O que temos feito para evangelizar as referidas famílias?

Após da dinâmica, Maria José e Paulo casal administrador financeiro apresentaram os vários documentos do Magistério da Igreja, sobre os quais se alicerça a caminhada pastoral. Maria José lembrou a todos os insistentes pedidos da Igreja que, desde a publicação da Exortação Apostólica Familiaris Consortio, que aqui no Brasil tem o título “A Missão da Família Cristã no Mundo de Hoje” que em outubro celebra-se 30 anos de sua publicação, o Diretório da Pastoral Familiar, e o Diretório, que são necessários para nossa formação contínua.
Logo após, Telma e Iracy, coordenadores do setor, apresentaram o conceito e os objetivos desse trabalho pastoral com as famílias. Nessa apresentação foram feitos diversos questionamentos sobre os vários trabalhos que podemos fazer com e para as famílias, sobre opção pessoal de seguimento de Cristo e sobre o ser discípulo missionário conforme o Documento de Aparecida. Durante a apresentação Telma foi interagindo com os agentes para que se juntasse o que ela apresentava com os resultados da dinâmica.
Com um resultado bastante positivo, a manhã de formação foi encerrada pelo casal coordenador do Vicariato Norte Carlos e Conceição fazendo suas considerações finais. A oração de encerramento e a benção final ficou a cargo Assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar no Vicariato Diácono Dércio que nos lembrou que somos discípulos missionários que o cuidado com a família é essencial para a vida e a caminhada da nossa Igreja no Brasil. Não podemos deixar de registrar o majestoso lanche que foi oferecido pelos agentes presentes. Que Deus e a Sagrada Família abençoe a todos.




terça-feira, 7 de junho de 2011

APROFUNDAMENTO PARA O ACC



No domingo, dia 05 de junho, reuniram-se mais de 60 casais da Aliança de Casais com Cristo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa (vicariato Jacarepgua') para um encontro de aprofundamento. O local escolhido foi o Educandário São José na Estrada do Capenha e a primeira atividade foi a Santa Missa, celebrada na sua linda Capela. Logo após o café da manhã, começaram as atividades de louvores, oração e palestras. O objetivo principal foi aprofundar os relacionamentos: entre o casal, em família, com Deus e com a comunidade.






Estiveram presentes os casais Ronaldo e Tatiana e Paulo e Maria José, da comissão arquidiocesana de Pastoral Familiar.






Iniciativas como essas ajudam, sem dúvida, a fortalecer as famílias e, consequentemente, as comunidades. Desejamos o pleno êxito na organização do próximo ACC da Paróquia e que a força transformadora do Espírito Santo os guie e ilumine.