quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Terço dos Casais

Uma bonita e frutuosa iniciativa enviada para nós pelo casal Vera e Tadeu da coordenação setorial ECC, eles são da paróquia de N.S da Conceição no Engenho Novo. Vamos rezar!
Telma e Iracy



O Terço dos Casais

Apresentamos aqui o Terço dos Casais, que pode ser rezado por um ou por vários casais, ou ainda por um grupo que deseja rezar por casais que passam por dificuldade ou mesmo desejam agradecer a Jesus e a Maria alguma graça alcançada na vida conjugal.

Comentarista: “Felizes todos os que temem o Senhor e seguem os seus caminhos”. (Sl 128,1)
Seguir a Jesus não significa apenas ir atrás d’Ele. Seguir a Cristo no caminho da vida significa identificar-se com sua Pessoa. Como casais, somos chamados a colocar nossos passos nas pegadas do Senhor e caminhar com Ele da cruz até a Ressurreição, pois o amor do casal passa pelo caminho da cruz, do suor, da lágrima e da dor para chegar à alegria da Ressurreição. Rezemos o nosso Terço percorrendo este caminho, na certeza de que Jesus e Maria caminham conosco.

Leitor 1 - Primeiro Mistério: No caminho da cruz: os casais sofrem
“Aquele que não carrega a sua cruz e não vem em meu seguimento não pode ser meu discípulo”.(MT 16,24). Como é doloroso ver no caminho da vida as cruzes que carregam nossos casais: da traição, da fragilidade do compromisso matrimonial, da exploração do outro, do desrespeito, da falta de diálogo, do abandono, do alcoolismo, da busca egoísta do prazer individual... O que tenho feito para que nossa cruz como casal seja menos pesada? Será que eu mesmo (a) não sou a própria cruz lá em casa?
(Rezar: 1 Pai nosso, 10 Ave Marias, Glória, Ó meu Jesus...)

Leitor 2 – Segundo Mistério: No caminho das limitações: os casais se compreendem
“Vivei a vossa vida de acordo com o chamamento que recebestes; em toda humildade e mansidão, com paciência, suportai-vos uns aos outros no amor.”(Ef 4,1-2). Como é penoso encontrar no caminho da vida casais que, com o passar dos anos, fazem de seu relacionamento
conjugal uma espécie de “inferno”: é marido que não entende a esposa, é esposa que não suporta o marido; é o casal que não se compreende... Como é maravilhoso encontrar, no caminho da vida, casais que compreendem um ao outro, mesmo conhecendo intimamente as limitações de cada um. O que tenho feito para aceitar as fraquezas e as limitações de cada um. O que tenho feito para aceitar as fraquezas e as limitações do (a) outro (a) que convive comigo?
(Rezar: 1 Pai nosso, 10 Ave Marias, Glória, Ó meu Jesus...)

Leitor 3 – Terceiro Mistério: No caminho do perdão: os casais celebram a misericórdia
“Se alguém tiver algum motivo de queixa contra o outro, perdoai-vos mutuamente; assim como o Senhor vos perdoou, fazei o mesmo também vós.” (Cl 3,13). Como é triste encontrar, no caminho da vida, casais que não perdoam as fraquezas um do outro, que guardam mágoas,
ressentimentos no coração. Como é maravilhoso encontrar, no caminho da vida, casais que perdoam o outro e a si próprio, até mesmo nas grandes faltas. Nesse sentido, o que tenho feito para celebrar a misericórdia lá em casa?
(Rezar: 1 Pai nosso, 10 Ave Marias, Glória, Ó meu Jesus...)


Leitor 4 – Quarto Mistério: No caminho dos defeitos: os casais se aceitam
“Se queres ser perfeito, vai, vende o que possuis, dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue- me!” (Mt 19,21). Como é decepcionante encontrar, no caminho da vida. Casais que comentam os defeitos um do outro com os familiares, com os vizinhos, com os amigos...Como é maravilhoso encontrar casais em que um ajuda o outro, aceitando seus defeitos e lutando por superá-los dia após dia. O que faço de concreto para promover o crescimento de meu (minha) companheiro (a)?
(Rezar: 1 Pai nosso, 10 Ave Marias, Glória, Ó meu Jesus...)

Leitor 5 – Quinto Mistério: No caminho da alegria e da Ressurreição: os casais se rejubilam
“Quanto a mim. Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos tempos.” (Mt 28,20). Como é maravilhoso encontrar no caminho da vida casais que, mesmo com suas cruzes de limitações e defeitos, celebram cada dia o perdão, na esperança de permanecer sempre próximo ao Cristo Ressuscitado. Qual a minha contribuição para que Jesus Cristo Ressuscite todo dia lá em casa?
(Rezar: 1 Pai nosso, 10 Ave Marias, Glória, Ó meu Jesus...)

Salve Rainha. . .