terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Reflexão em Família para este tempo do Advento


A Religião tem como função “ligar novamente o homem com Deus”. Vale a pena salientar e repetir, que esse contato, essa intimidade do homem para com Deus, se perdeu com o pecado. Isto vemos no livro do Gênesis. Nele, vemos que o homem desobedece a Deus e deseja ser igual a Deus. De criatura, deseja ser criador. Deseja ter todas as respostas, ainda que precise inventar tais respostas. Apresenta-se ai o primeiro e maior problema do homem: O pecado.
Mas o que é o pecado? Bom, para tentar explicar a você o que é o pecado, vamos dar um exemplo. Vimos que o homem foi criado para estar em sintonia com Deus. Agora imagine um rádio. Quando você sintoniza uma estação de rádio você pode ouvir tudo que essa rádio diz ou toca. Você ouve o radialista, você escuta as notícias, você escuta as músicas…
O que ela mandar para você, enquanto você estiver “sintonizado” naquela rádio, você escutará. Assim era a relação de Deus para com o homem. Neste exemplo, podemos chamar a Deus de Dono da Rádio, e o homem de ouvinte. No início o homem era “sintonizado” 24 horas na rádio de Deus. Ouvia tudo que Deus lhe mandava. E o homem vivia feliz, sintonizado nessa rádio. Mas um dia, alguém disse aos homens que havia outras rádios. E que o homem poderia trocar de rádios quando e como quisesse. Disse que era possível até que se desligasse o aparelho, e o homem não escutasse mais rádio nenhuma. Alguém deu ao homem uma espécie de controle remoto e o homem passou a zapear outras rádios. Dai o problema passou a seguinte: O homem deixou de estar sintonizado com Deus. Com isso, o homem deixou de ser feliz.
Perceba que a intimidade foi rompida, mas o desejo de Deus, do eterno, do Divino, permaneceu em nós. A vocação a Deus permaneceu em nós. Podemos rejeitá-la, negá-la ou até ignorá-la. Mas ela está em nós. Está em mim e em você. Está no homem. Por isso muitas vezes tentamos encontrar formas de saciar isso em nós.
Ainda que pecadores, devemos buscar o arrependimento e o perdão, para estarmos sempre sintonizados ao Senhor. Aproveitemos estes dias que antecedem o Natal de nosso Senhor Jesus Cristo para, através do sacramento da reconciliação, pedirmos a Jesus que reserve para nós um cantinho em sua manjedoura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário