sexta-feira, 21 de maio de 2010

Santificação de União


A santificação de união é um trabalho da Pastoral Familiar junto aos casais que podem regularizar sua situação à luz dos princípios cristãos, ou seja, que particpam de uma união livre ou que sejam casados apenas no civil e não tenham qualuqer impedimento canônico para receber o sacramento do matrimônio.
Mas para tal se faz necessária uma preparação, à semelhança dos Encontros de preparação para a vida matrimonial (EPVM), nos quais são preparados os jovens casais de noivos. Entretanto, o enfoque da formação se difere no sentido de que se tratam de casais que já co-habitam (muitos já têm filhos ou até netos). O objetivo desta preparação é demonstrar que o matrimônio é realmente uma fonte de santificação, reconhecendo-o como meio eficaz de tornar a família numa "igreja doméstica". Visa também despertar nos participantes uma integraç4ao na comunidade eclesial, já que muitos acendem a chama da fé e desejam também se preparar para receber os sacramentos da Iniciaç4ao Cristã.
A questão da santificação de uniões já têm sido bastante acolhida em muitas paróquias de nossa Arquidiocese e já estamos nos preparando para, em 2011, ano de prioridade do setor pós-matrimonial, ajudar a trabalhar melhor esta questão e o acompanhamento das famílias.

5 comentários:

  1. Co-habitava com meu marido desde 1998 e santifiquei minha união em 2006, quando me converti - ou melhor, reverti - ao catolicismo (Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Realengo). Depois de receber o sacramento, meu relacionamento mudou da água para o vinho! Quando o casamento é a "três", com Nosso Senhor no controle, tudo é muito diferente!

    ResponderExcluir
  2. A minha paróquia já tem esse trabalho, nossa dificuldade esta sendo em conseguir no casamento civil,gratuidade.Ontem estive num encontro para agentes da pastoral familiar, na igreja São Luis Gonzaga, e ouvi que há posibilidade de conseguirmos isso.Gostaria de obter essa informação de voces, de como obter isso. Desde ja agradeço.
    Jurema Eloi (paróquia Nossa Senhora do Divino Amor).

    ResponderExcluir
  3. Jurema, ligue para mim ou passe um email para que possa lhe orientar como conseguir o casamento civil gratuitamente.Telma e Iracy Faria-setor pós matrimonial

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Prezado (a) responsável, Parabéns pelo site. Convivo há 9 anos e meio em União Estável e estamos planejanto ter filhos. Por sermos batizados e crismados, antes de ter filhos, gostaríamos muito também de nos unir com as bençãos de Deus. Sem contar com o fato, que estamos impedidos de comungar e isso nos atrapalha a ter uma real convivência dentro da Igreja. Gostaria de saber se em qualquer paróquia podemos solicitar a Santificação da União e, em caso negativo, como a gente deve proceder para regularizar nossa situação. Neste caso, realizaríamos uma cerimônia com o sacramento do matrimônio comum?
    Agradecemos muito a resposta.

    ResponderExcluir