terça-feira, 10 de maio de 2011

PÓS-MATRIMONIAL NO VICARIATO OESTE


Formação para o Setor Pós matrimonial

No dia 07 de maio de 2011, no Salão da Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Santa Cruz-RJ, aconteceu a manhã de formação dos agentes da Pastoral Familiar – Setor Pós Matrimonial. Participaram desta formação 56 agentes das diversas paróquias do Vicariato Oeste. A coordenação da pastoral arquidiocesana e do vicariato agradeceram o apoio do Padre Jorge Bispo Pároco da Igreja e também de toda equipe da paróquia pela acolhida, café e almoço oferecido a todos participantes.


Na Formação tivemos momentos de dinâmica e apresentação multimídia, nas quais foram discutidos os desafios e o fortalecimento do Setor Pós Matrimonial: o que temos feito para a evangelização das famílias e quais sugestões práticas e criativas para ativar o Setor.


Várias sugestões foram apresentadas:

- Resgate das famílias: acolher melhor as famílias entrando em contato com elas aproveitando as festas da paróquia, as confraternizações das pastorais afins, principalmente aquelas famílias e casais que só vem às celebrações da Missa.
- Conscientizar os casais (famílias) a se comprometerem para fortalecer a nossa sociedade. O
comprometimento também é válido para os casais que já trabalham na Pastoral Familiar, mas
que não freqüentam as reuniões de formação. Muitas paróquias estão com falta de casais para
trabalharem e estão sobrecarregadas com os mesmos casais de sempre.
- Utilizar os meios de comunicação como as redes sociais para parabenizar os casais pelas datas
de aniversário de casamento e convidar a participar dos diversos eventos.
- Oferecer Adoração ao Santíssimo, Hora Santa, Retiros para casais, Encontro da Igreja
Doméstica (pais e filhos), trabalhando a espiritualidade das famílias fortalecendo-as.

- Trabalhar junto com os casais do EPVM para o Encontro dos pais dos noivos e também com os Recém-casados, Planejamento Familiar. Interagir com as coordenações da Catequese, Perseverança,
Crisma e juventude para convidar as famílias a participarem dos diversos eventos que a Pastoral
Familiar - Setor Pós Matrimonial oferecer.
- Os Encontros devem desenvolver os temas através de dinâmicas (filmes, vídeos, gincanas), conversa a dois, testemunhos, conversas e palestras que sejam embasadas na Palavra de Deus, sem ser técnicas. No final das atividades, deve-se entregar uma avaliação aos participantes para ser verificado e aprimorado os acertos e corrigir os erros...


Padre Jorge Bispo, presente na formação, aconselhou que a Pastoral Familiar de cada paróquia procurem tomar conhecimento do Guia de Implantação e dos diversos livros de formação da Pastoral Familiar fazendo o estudo entre os agentes. Que procurem ver a realidade de sua paróquia para que juntos possam cada vez mais fortalecer a Pastoral Familiar e as famílias.


Padre Jorge Bispo agradeceu nossa presença, do Fernando e Conceição (casal coordenador geral), que esteve presente na formação e também ao casal Paulo e Maria José (casal finanças) que levou os livros da Pastoral Familiar e também o projetor para a apresentação de apresentação da Telma e Iracy. Pe Jorge pediu que os coordenadores da Pastoral Familiar arquidiocesana fossem mais vezes levar a formação para o Vicariato Oeste em todos seus setores para fazer acontecer a Pastoral Familiar naquele vicariato porque para muitos agentes da Paróquia fica difícil a locomoção até o Edifício João Paulo II, por fator econômico. Nos colocamos à disposição para ajudá-los sempre que
solicitarem. Pe Jorge deu a benção final após rezarmos o Ângelus.



Um comentário:

  1. Quero agradecer a Deus pelo encontro maravilhoso, foi um dia todo especial.
    Parabéns ao casal Telma e Iraci que soube conduzir muito bem o encontro.
    Agradeço também ao casal Pedro e Sandra coordenadores do vicariato oeste, Padre Jorge Bispo pelo seu Carisma e todos que estiveram presente.
    Um forte abraço e fiquem na paz!

    Sidney da Alessandra (Pastoral Familiar PNSC)

    ResponderExcluir